Fisioterapia


FISIOTERAPIA

Atividade de saúde, regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75. Ciência aplicada, tendo por objeto de estudos o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, tanto nas alterações patológicas quanto nas repercussões psíquicas e orgânicas. Ou seja, Ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas.

 

OBJETIVOS DA FISIOTERAPIA

Seu objetivo é preservar, manter (forma preventiva), desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. Como processo terapêutico, utiliza conhecimetnos e recursos próprios, utilizando-os com base nas condições psico-físico- social, tendo por objetivo promover, aperfeiçõar ou adaptar o indivíduo à melhoria de qualidade de vida.

 

FISIOTERAPEUTA

Profissional de Saúde, com formação Acadêmica Superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais, prescrições das condutas fisioterapêuticas a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhametno da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço. É também conhecido como o profissional que cuida da reabilitação de funções motoras. Atua em diversas áreas da saúde, nas redes pública e privada, prestando assistência domiciliar, realizando atendimento ambulatórial e hospitalar, apoiando equipes de saúde da família, assistindo a trabalhadores em empresas, dirige, coordena, supervisiona e leciona em cursos de graduação em fisioterapia/saúde, desenvolve/projeta protótipos de produtos de interesse da fisioterapia e também planeja, implanta coordena e supervisiona programas destinados à recuperação funcional de atletas.