O que é Dor Ciática?

O maior nervo do corpo humano é o nervo ciático, estendendo-se desde a face posterior do quadril, descendo por trás da coxa e dos joelhos até alcançar o dedo maior do pé (vai, portanto, desde a coluna lombar até os pés). A dor que acomete o nervo ciático é, na verdade, um sintoma de outro problema médico.

E como surge a dor ciática?

Qualquer pressão da coluna sobre o nervo, lesão ou inflamação em qualquer ponto do percurso que o nervo faz produz a dor. Um caso comum envolve o rompimento dos anéis que circundam os discos da coluna vertebral que acaba levando o núcleo a escapar para o interior do canal, o que comprime o nervo ciático e caracteriza a dor.

Fatores de risco

Os principais fatores de risco para o surgimento da dor ciática são: envelhecimento: que provoca mudanças na coluna com maior desgaste e acaba comprometendo, inclusive, as raízes que dão origem aos nervos; obesidade: que aumenta a pressão sobre a coluna vertebral causando lombalgia e, consequentemente, também levando à dor ciática; sedentarismo: torna o indivíduo mais suscetível às dores, principalmente, em virtude do enfraquecimento da musculatura de sustentação da coluna; Diabetes; Algumas profissões: por exigir um reforço repetitivo do funcionário, levantamento de peso ou longas horas em frente ao computador ou volante, determinadas jornadas de trabalho podem também colaborar para o desencadeamento de dor ciática.

Sintomas da Ciática

Na verdade, a Ciática é por si só um sintoma, a dor. Mas outros sintomas também podem acompanhar essa manifestação dolorosa, como formigamento, perda da sensibilidade, redução de reflexos e sensação de queimação na região afetada. A própria dor pode ter intensidades diferentes, podendo ser surda ou tão forte que chega a comprometer até os movimentos do paciente – normalmente, acomete, apenas, uma parte da perna ou quadril com dormência em outras partes, tornando o lado afetado mais fraco que o outro.

Tratando a dor ciática

O tratamento com a RPG Souchard é, totalmente, livre de medicamentos, realizado, apenas, com trabalhos respiratórios, posturais e de alongamento. Todo o tratamento é realizado de forma progressiva, a fim de evitar novas dores ao paciente. A Reeducação Postural Global visa à manutenção do paciente sem dor bem como à prevenção.