....................................................................................Posturas Corretas para evitar dores na Coluna
 “Postura Correta” significa a posição física indicada a ser mantida pelo individuo em situações especificas, (deitado, sentado, andando, etc.). O fato de o ser humano manter habitualmente uma postura correta é capaz de garantir-lhe a saúde, através do bom funcionamento geral do corpo. Porque isso lhe evitaria futuras lesões articulares que são microrestrições de mobilidade, com modificação dos eixos articulares e dor, tendo em vista que os problemas posturais são a preliminar para este tipo de lesões. A postura correta contribui para que a coluna vertebral, que é o eixo central do corpo, se mantenha saudável, sem desvios. Além disso, o corpo que apresenta má postura perde ao mesmo tempo sua força e sua beleza.
....................................................................................As principais conseqüências (entre outras) da postura inadequada:
-dores musculares, principalmente nas áreas do pescoço, coluna, braços; sensação de rigidez muscular;
-sensação de fadiga e cansaço;
-sensação de irritação, tensão e stress;
-sensação de dormência e formigamento;
-existência de edemas;
-ocorrência de LER/DORT;
-ocorrência de deformação física;
A posição mais apropriada para dormir é de lado sem que os joelhos permaneçam encostados (em atrito) ou apoiar os joelhos com uma almofada pequena entre eles, usar um travesseiro que deixe a cabeça na altura do corpo, sendo que o colchão deve ter a densidade correspondente ao peso da pessoa. Principais erros: deitar em decúbito ventral (bruços), manter os braços elevados, com as mãos atrás da cabeça ou em cima dela, com os joelhos (côndilos mediais) em atrito.
Ao lavar o rosto, ou usar o tanque, mantenha a coluna reta e os joelhos levemente inclinados, a pia ou o tanque devem estar na altura da cintura.
CERTO
ERRADO
CERTO
ERRADO
Ao levantar da cama primeiramente coloque as duas pernas ao lado, apoiando as mãos na cama para erguer a coluna.
CERTO
ERRADO
Ao caminhar distribuir o peso do corpo entre ambas as pernas, mantendo os pés voltados para frente, apoiados no chão, e o abdômen contraído. A cabeça deve estar ereta, com o queixo paralelo ao chão. Os braços devem balançar naturalmente, relaxados ao longo do corpo. Usar calçados confortáveis, evitando saltos altos e manter o corpo o mais ereto possível, sempre olhando para frente na altura dos olhos. Principais erros: olhar para baixo ou para o alto, manter os ombros “fechados”/”curvados” (aparência cifótica). Evitar carregar bolsas, pastas, mochilas e objetos muito pesados; se carregar bolsas, pastas ou mochila, não levar muito peso, se necessário carregar peso distribuiu entre cada lado do corpo. Se o trabalho exige que fique muito tempo em pé, deverá manter a postura ereta e utilizar um pequeno degrau, alterando-o entre os pés, para relaxar a coluna
Certo Errado Certo Errado Certo Errado Certo Errado
Ao agachar-se para levantar peso flexione os joelhos . Manter a coluna ereta e as pernas flexionadas, isso é dobrar os joelhos, mantendo a coluna ereta. Ao carregar peso, evite dobrar o tronco.Principais erros: manter as pernas estendidas e realizar a flexão do tronco.Quando for colocar, ou arrumar  alguma coisa  em uma prateleira ou armário mais alto que você, mantenha o quadril encaixado e não se estique muito para cima, se necessário uso uma escada ou banquinho.
Certo Errado Certo Errado Certo Errado
Ao sentar manter as costas retas, apoiadas no encosto. Os braços devem estar sobre o apoio da cadeira, e os ombros relaxados. Os pés devem estar no chão ou sobre um apoio. Deve haver um ângulo de 90° dos joelhos em relação aos quadris.Principais erros: tronco afastado do encosto da cadeira, pernas cruzadas e rotação da coluna vertebral.Ao levantar de cadeiras ou poltronas, procure apoiar nos braços destas .Evite ler ou assistir televisão encostado/apoiado na cama por um grande período.
Certo Errado Certo Errado
Senta-se ao calça-se e mantenha a coluna mais reta possível.
Ao dirigir ajuste o encosto e o assento, um suporte lombar e uma boa  angulação do assento são essenciais para prevenção de dores lombar, mantenha o ângulo do encosto entre 110 a 120 graus. Se possível a cada 2 horas faça pequenas pausas e uma caminhada. Na direção, evite torcer o pescoço para olhar para trás. Procure treinar a visão pelos retrovisores do carro. Use sempre o cinto de segurança.
Certo Errado Certo Errado
Quando for usar o computador, prestar atenção na posição da tela, ela deve estar exatamente na altura dos olhos, não mais baixa, nem mais alta. Quando digitar, levantar sempre o pescoço, mantendo o corpo e a cabeça retos.Use um teclado anatômico ou apoio para os braços. Talas próprias e indicadas por médico, também ajudam a evitar ou aliviar a DORT (antiga LER).
Ao cuidar do jardim ou horta, procure manter a coluna mais reta possível.
Certo e Errado Certo e Errado
Desenhos: Elisandro Pedroso
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